Concelho elege melhor voz de fado
Escrito por Patrícia C. Santos   
06-Fev-2009

Vencedor participa na Grande Noite do Fado, em Lisboa


Descobrir a melhor voz de fado do concelho de Porto de Mós. Este é o objectivo do concurso que vai ter lugar, entre Março e Maio, organizado pelo grupo "Os Velhadas", de Mira de Aire, e pela autarquia.
As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas no pelouro da Cultura da Câmara Municipal. Dependendo do número de inscrições será eleita a melhor voz, nas categorias juvenil e adulto. O prémio será a participação, enquanto convidado, na Grande Noite do Fado, em Lisboa, no dia 13 de Junho.
Para se chegar à melhor voz de Porto de Mós o concurso começa com quatro eliminatórias, distribuídas por freguesias. Os interessados de Mira de Aire, Alcaria, Alvados e S. Bento poderão mostrar o que valem na eliminatória do dia 21 de Março, em Mira de Aire. No dia 28 de Março o concurso continua nas Pedreiras, para os participantes daquele freguesia, além de Calvaria de Cima e Juncal.
S. João, S. Pedro e Alqueidão elegem os participantes da final numa eliminatória marcada para o dia 18 de Abril, no Alqueidão da Serra. A primeira fase do concurso termina no dia 9 de Maio, em Serro Ventoso, dirigida aos participantes daquela freguesia, Mendiga e Arrimal.
A organização alerta que, dependendo do número de inscrições, as eliminatórias poderão ainda sofrer alguns ajustes.

Amália homenageada
As melhores vozes de fado do concelho vão estar reunidas no Cine-teatro de Porto de Mós, no dia 23 de Maio. Além de descobrir talentos locais, o concurso pretende assinalar o décimo aniversário do falecimento de Amália Rodrigues, pelo que um dos dois temas interpretados por cada um dos concorrentes terá de ser do repertório da fadista.
Será um júri composto por elementos do concelho, ligados à música, que irá eleger o vencedor, que terá a possibilidade de mostrar o seu talento a todo o País. O primeiro prémio dá acesso a uma participação na Grande Noite do Fado, que decorre em Lisboa.

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >