Entrada O Portomosense Cultura Biblioteca retoma programa de animação
Biblioteca retoma programa de animação
11-Dez-2008

Para o período 2008/2009

A Biblioteca Municipal de Porto de Mós está apostada em reforçar a sua presença junto da população não só pela procura em manter em permanente actualização os seus, já significativos, fundos documentais, multimédia e vídeo, mas também abrindo as portas a diferentes públicos, aos quais disponibiliza um programa de animação variado.
“Uma Biblioteca muitas Histórias”; “Leituras Partilhadas”; “Sábados a Contar”, e “Chá de Letras”, são as quatro principais actividades do programa de animação da biblioteca para 2008/2009, cuja sessão inaugural ocorreu no dia 8 de Novembro,
Nesse dia, teve lugar o primeiro “Sábados a contar”, uma actividade destinada a crianças a partir dos três anos de idade e a adultos, que tem lugar nos primeiros sábados de cada mês (das 16 às 17 horas) e que procura “juntar as famílias e os contadores de histórias num local acolhedor, onde a magia do conto e do livro se unem, despertando o desejo de ouvir, ler e sonhar”.
Às terças e quartas-feiras, das 10 às 11 horas, surge “Uma Biblioteca, muitas histórias”, um projecto direccionado para os jardins-de-infância, escolas dos 1ºs. e 2ºs. ciclos do Ensino Básico, que visa criar espaços de leitura fora do contexto escolar, dando a descobrir a leitura como forma de lazer e prazer. Para o público em geral, há durante o ano, o “Chá de Letras”,  “serões agradáveis passados ao som mágico e leve das palavras”, e onde estas assumem o protagonismo principal, seja na poesia que se declama ou em narrativas e contos escutados.
O programa de animação não se faz só dentro de portas e a actividade “leituras partilhadas” é um bom exemplo disso. Consciente das suas obrigações sociais, a Biblioteca decidiu ir ao encontro dos utentes dos diversos lares e centros de dia do concelho, permitindo-lhes concretizar o seu direito de aceder aos livros e à leitura, e à Cultura em geral.
Assim, às quintas-feiras, das 10 às 12 horas, desde que haja uma marcação prévia, há sempre alguém da Biblioteca disponível para ir aos lares e centros de dia, ouvir e contar histórias, e desenvolver outras actividades em torno dos livros e da leitura.
A tentativa de fazer estender a biblioteca bem mais longe que o espaço físico da sua sede e do pólo instalado no Juncal, é reforçada com “Viajar com os Livros” e as bibliocaixas.
As bibliocaixas, são caixas de livros que a BMPM disponibiliza aos jardins de infância, escolas do 1º Ciclo e lares e centros de dia do concelho, bastando fazer a requisição prévia junto do Bibliomóvel, a carrinha que continua a viajar por todo o concelho levando livros, revistas, cd´s de música, dvd´s e outros fundos documentais que qualquer pessoa pode requisitar durante um determinado período de tempo. 
Quem não conhece a biblioteca municipal poderá fazer uma visita guiada àquele espaço e perceber o seu funcionamento, devendo inscrever-se previamente. As visitas guiadas são feitas das 10 às 11 horas, às segundas-feiras.
A par deste programa de actividades, durante o ano a BMPM é porto de abrigo para jovens artistas que ali efectuam exposições de pintura, escultura e outras.
A biblioteca Municipal de Porto de Mós funciona de terça a sexta-feira das 10 às 18 horas e ao sábado das 14 às 18 horas. Pode ser consultada pelo telefone: 244 499 607 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 
Artigo seguinte >