Cultura
História de Mira de Aire em livro
Escrito por Patrícia C. Santos   
19-Fev-2009

Publicação assinala 75.º Aniversário de elevação a vila


A maior quantidade de informação sobre Mira de Aire reunida num livro até hoje. Esta foi a expressão que Joaquim Pinto Ribeiro usou para descrever o livro "Mira de Aire – 75.º Aniversário de Elevação a Vila", apresentado publicamente no dia 7 de Fevereiro, na sede da Junta de Freguesia.
Joaquim Pinto Ribeiro, Maria Olímpia Rosa e Rui Barradas de Matos são os três autores do livro que, em 128 páginas, reúne a história da vila, desde as suas origens, as instituições e associações, o desenvolvimento económico, terminando com um retrospectiva das comemorações dos 75 anos de elevação a vila.
A apresentação do livro acabou por assinalar o encerramento das celebrações. Ana Paula Noivo, presidente da Junta de Freguesia, aproveitou a ocasião para agradecer "aos cidadãos anónimos que participaram nos festejos em 2008", "às associações o apoio e o empenho em todos os eventos", "à câmara o apoio logístico, material e até moral", terminando com um agradecimento aos autores do livro. "Todos queremos uma Mira melhor, só o conseguimos com o esforço de todos. Este ano demonstrou que quando há empenho e esforço de todos é possível fazer muita coisa", concluiu Ana Paula Noivo.
Joaquim Pinto Ribeiro foi o porta-voz dos autores do livro e afirmou ter sido uma " satisfação, e obrigação como mirense, deixarmos este marco histórico". O autor partilhou ainda uma curiosidade. "Há casos que nos surpreendem e, fruto do acaso, os três autores representam três tipos de habitantes que têm feito de Mira de Aire o que é hoje", explicou. Isto porque Maria Olímpia Rosa é originária de famílias antigas da vila. Joaquim Pinto Ribeiro veio com os pais, que trabalharam nos têxteis, quando tinha quatro anos e Rui Matos é também filho de migrantes, que vieram trabalhar nos têxteis, mas já nascido em Mira de Aire.
Albino Januário, vice-presidente da Câmara Municipal, encerrou a apresentação do livro, afirmando que esta publicação "é motivo de orgulho e satisfação", elogiando em particular o trabalho dos três autores.

 

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 1 de 144